Etnomusicologias: Perspectiva e Pluralidade
04, 05 e 06 de Dezembro de 2019
APRESENTAÇÃO
O Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM) se encontra cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e é certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde novembro de 2010. Desenvolve projetos de pesquisa e realiza estudos dirigidos na área de Etnomusicologia, bem como organiza eventos científicos, regularmente, em parceria com o Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O ponto de partida para a criação do GEMAM foi a constatação de que muito pouco ainda se conhece sobre o universo musical e estético das culturas expressivas amazônicas. Pretende-se investigar, documentar e analisar este universo em suas dimensões histórica, social, cultural, identitária e/ou estética. O principal objetivo é o levantamento de materiais a respeito da história musical e artística da Amazônia (mas não apenas dela), além de realizar uma abordagem crítica da linguagem e do fazer musical atual, com enfoque etnomusicológico e/ou estético. Pretende-se ainda compreender sentidos e especificidades das linguagens artísticas em diferentes culturas, incluindo a música, nas perspectivas estética, cultural e social. Além de propor projetos de pesquisa, o GEMAM constitui um intenso fórum de discussão em cima de bibliografia especializada e experiências de campo, tornando-se importante referência para Etnomusicologia na região. Participam do GEMAM professores da UEPA e da UFPA, assim como discentes do curso de Licenciatura em Música da UEPA, integrantes do LabEtno e colaboradores externos.
LINHAS DE PESQUISA
Saberes e Práticas Musicais na Amazônia: hospeda investigações etnomusicológicas sobre culturas expressivas na Amazônia (predominantemente), com os seguintes enfoques: diversidade musical, formação de identidades, construção do gosto, processos criativos, transmissão/recepção/difusão, rito e performance, sustentabilidade, patrimônio e interculturalidade.
Hermenêutica da Linguagem Artística: busca compreender sentidos, especificidades e estéticas das linguagens artísticas; compara essas linguagens artísticas e favorece a comunicação entre a música e outras artes, assim como da linguagem das outras artes entre si; observa aspectos da transmissão, recepção e difusão da linguagem artística nas perspectivas estética, social e (inter) cultural.
PROJETOS DE PESQUISA
(2012-2013)
Identidades musicais no Estado do Pará e a construção de uma cartografia regional através das guitarradas: o caso da lambada
(2014-2015)
Música e identidades, memória e esquecimento: narrativas sobre Beto Barbosa e a lambada cantada em Belém do Pará
(2015-2016)
Deslocamentos e Temporalidades: influências caribenhas e latino-americanas na formação de identidades musicais no Pará
(2016-2017)
O saber-fazer de um templário da música popular em Belém do Pará: subsídios para a construção de uma cartografia da guitarrada na Amazônia a partir da trajetória artística de Félix Robatto
(2017-2018)
Mudança e continuidade no Pássaro Junino de Belém do Pará
(2018-2019)
Música e Sociedade na Pan-Amazônia: a presença da cúmbia em Belém do Pará
PARCERIAS
Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno) – UFPA/PA
Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) – UFPA/PA
Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA) – UFPA/PA
Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA) – UFRB/BA